Sintonia | Aulas de Forró | Escola de Dança
Sintonia Oficina de Dança - Aula de Forró

Forró (1h)

 

   A dança típica nordestina é o ritmo mais democrático dos salões. Por seu estilo musical de grande alcance e pela maneira simples de se dançar, em comparação com outros ritmos, o forró tornou-se o queridinho dos bailes.

  Originalmente o termo Forró se refere às festas onde são tocados ritmos tipicamente nordestinos como Xote, Baião, Xaxado e Côco, nas quais há muita dança e diversão. Por conta dessas festas, a palavra Forró passou a ser designada para a dança em qualquer desses ritmos. Hoje em dia existem três principais tipos de forró: Forró Pé-de-serra, tocado por trios de zabumba, triangulo e sanfona, é o forró de raiz dos sertanejos nordestinos e dele vem a base da dança, com passos curtos, abraço colado e arrasta pé; o Forró Universitário, que surgiu no Sul e Sudeste brasileiro, quando os jovens passaram a tocar e dançar o Forró Pé-de-serra com variações, introduzindo na música instrumentos de cordas e percussão, e na dança giros mais complexos e elaborados; e o Forró Eletrônico, que acrescenta na música instrumentos eletrônicos como guitarras e teclados, e na dança movimentos mais estilizados.

   Nas nossas aulas são trabalhadas desde as movimentações mais simples e básicas do ritmo, nos níveis iniciantes, até as movimentações mais elaboradas nos níveis intermediários e avançados das turmas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Forró

http://www.mundodadanca.art.br/2010/09/forro-sua-historia.html