Salsa (1h)

   A palavra que em Castelhano significa ´´tempero``, é o nome desse ritmo originado nos cabarés de

Havana (Cuba) no século XIX. A Salsa, uma mistura de ritmos africanos com a música espanhola é também o nome da dança, que tem influências de diversas danças cubanas como o Mambo, a Rumba e o Cha-cha-chá. Chegando aos EUA em 1970, logo se espalhou pelo mundo. Recebeu influências do Merengue, rock, reggae, jazz e rap, o que deu origem a vários estilos de dança.

   Uma dança com liberdade de movimentos e um pouco de improviso, que recebeu influências em diversas partes do mundo, tem como características a energia e a sensualidade. A música, geralmente rápida, caracterizada pela percussão, piano e mais de uma voz, contagia os dançarinos com uma explosão de alegria. Embora existam algumas vertentes da dança, de acordo com o país, atualmente duas das mais conhecidas no Brasil são a Salsa em Linha e a Salsa Cubana. A Salsa em Linha, tem movimentações básicas para frente, para trás e para os lados, mas é dançada em uma área fixa da pista. Tem uma diversidade de giros complexos e em determinado momento é dançada de maneira solta, sem contato com o par, o que é chamado de Shines, onde os dançarinos literalmente brilham, expressando sua alegria e energia na pista.

   Em nossas aulas semanais, com uma hora de duração, são desenvolvidos os movimentos de base e primeiros giros do ritmo nos níveis básicos, e movimentações e giros mais complexos nos níveis intermediários e avançados.

Fonte: http://passobase.com/artigos/salsa-danca-sensual

http://www.gentequedanca.com/ritmos/salsa/